segunda-feira, 13 de junho de 2016

Aproveite o frio e emagreça!!!

 

O outono/inverno é a época do ano em que é mais fácil engordar, certo? Errado. Apesar da impressão comum de que, em climas frios, a fome aumenta e o corpo fica mais mole, na realidade, o frio pode ser um aliado no emagrecimento.
Segundo a nutricionista da rede Emagrecentro Vivian Goldberger, a ideia de que temos mais fome nesse período é mais baseada no fator psicológico do que, propriamente, físico. “Quando a temperatura ambiente abaixa, o metabolismo fica mais acelerado, porque o corpo precisa gastar mais energia para manter a temperatura interna. Por isso, é mais fácil emagrecer no frio do que no calor”, afirma.
Isso não significa que basta viver no meio do gelo para manter a boa forma. A especialista afirma, que esse resultado só é facilitado se a pessoa tiver uma alimentação saudável, sem abusos. Para usar essa época para beneficiar o organismo– e não se preocupar tanto na volta do verão, há alguns hábitos que podem ser adotados, com você confere a seguir.
Consumir frutas, legumes e verduras
ingerir alimentos saudáveis é uma regra para o ano inteiro. De acordo com a nutricionista, a base da alimentação saudável e da perda de peso é investir nos ingredientes leves, como frutas, legumes e verduras.
Recorrer a versões quentes de comidas leves
Se não dá para fugir da salada, o melhor é adaptá-la ao clima. No caso das verduras e legumes, a versão cozida aquece mais o corpo, proporcionando praticamente os mesmos benefícios. É possível também preparar sopas, cremes, omeletes e suflês com esses alimentos, sem prejudicar o sabor. Em relação às frutas, como maçã e banana, ela sugere aquecê-las no forno ou no micro-ondas e salpicar canela em pó e, se preciso, adoçante, para dar uma cara de sobremesa ao item saudável.
Ingerir alimentos termogênicos
Usar canela para temperar as frutas mornas não ajuda só a dar um gosto melhor a elas, mas também a acelerar ainda mais o metabolismo. Por ser um ingrediente termogênico, a canela ajuda o corpo a queimar mais calorias, já que acelera o organismo. O mesmo acontece com pimenta, alho e cebola.
Substituir chocolate-quente por chás
Em vez de optar pelo tentador chocolate-quente, os chás de gengibre, chá verde e até mesmo o de canela. Isso porque eles são termogênicos, aceleram o metabolismo e facilitam a queima de calorias e, logo, a perda dos quilos extras.
Controlar as quantidades
Uma alimentação saudável nessa época do ano não implica, necessariamente, na eliminação de itens mais calóricos. De acordo com Vivian, não é preciso evitar a canjica da festa junina, o chocolate-quente ou o fondue. Se não for possível preparar uma receita mais light, o ideal é controlar as quantidades para não exagerar na dose e estragar o progresso.
Não parar os exercícios
O frio desencoraja muita gente na hora de ir para a academia, mas, segundo Vivian, é importante continuar a rotina de atividades físicas para aumentar a queima de calorias. “Não sou especialista nisso, mas a dica que eu dou é realizar uma atividade que aqueça o corpo rápido, para espantar a preguiça”, diz. Ela lembra também que os exercícios devem durar pelo menos 30 minutos seguidos para fazer algum efeito visível e a regularidade de três vezes por semana é suficiente para melhorar o desempenho ou, no mínimo, manter o peso.

8 comentários:

Carla Renata disse...

eu emagreço com mais facilidade no frio..rs.. pq durmo mais.. e tempo a mais dormindo é tempo a menos comendo..rs... sem contar que fico com preguiça de sair de debaixo das cobertas pra buscar bobagem pra comer..rs.. e tb tem aquela que o corpo gasta mais kcal pra manter o corpo aquecido.. bóra ficar pelada na Sibéria..rs

Anônimo disse...

eu ate tento controlar no frio! ou melhor ate tento fazer algo no frio! mas ta complicado! doi perna! ai não consigo caminhar!
ia vim a pé trabalhar hoje não consegui!!!! o jeito e controlar a boca e isso ate que to indo bem!!!!!
beijos lindona bom inicio de semana para voce

Cris disse...

Amei o post... bem esclarecedor... eu faço uso da canela diariamente pq amo o sabor que ela proporciona... e saber que ela é termogênico e vai ser aliada no emagrecimento, aí que anima mesmo... tem que ter muito foco e determinação para encarar o frio e ir fazer exercícios físicos... mas o resultado é compensador! Bjs

Camila Santiago disse...

partiu emagrecer kkkkk beijos.

Camila Santiago disse...

acho que não sofro tanto porque aqui quase não faz frio rs ... mas vamos firme ... beijos.

Camila Santiago disse...

agora levantar cedo kkkk não e fácil ... mas vamos lá !!!

Anônimo disse...

Camila que otimas dicas! Tudo bem explicdinho, que maravilha!!! Obrigada por um post tao informativo, vou correndo comprar canela! Bjbj

Unknown disse...

Até porque é no Inverno que temos que preparar o corpinho de Verão para o Biquíni Dourado! ;)

Um beijinho dourado,
http://obiquinidourado.blogspot.pt