sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Qual a importância de uma avaliação médica?!?!

 'Exame físico prévio que é feito na academia não pode ser considerado um diagnóstico clinico, pois não avalia sua condição de saúde', diz cardiologista






Por São Paulo

exame medico (Foto: Getty Image)Exame médico é importante para detectar qualquer
tipo de doença cardiovascular (Foto: Getty Images)
Aluno regular de 56 anos, Ciro Miaguchi, que tomava medicamentos cardiovasculares,morreu durante aula de spinning em uma academia, no dia 19 de fevereiro, em São Paulo.
Abordo esse grave acontecimento, como Presidente do Departamento de Ergometria, Exercício, Reabilitação da Soc. Bras. de Cardiologia, lamentando a falta da exigênciade avaliação médica prévia para todos, situação comum na maioria das academias no Brasil! O argumento é o de que atrapalha o acesso da clientela às academias, quando precisamos incentivar a pratica de atividades físicas!
Mas, um aluno/cliente com problemas cardiológicos pode fazer spinning, lutas e outras modalidades intensas? Evidente que, sem uma consulta especializada para determinar o risco, determina suas limitações e que farão parte do atestado liberatório, não pode!
Numa aula de spinning os níveis de pressão se elevam muito, a pulsação atinge frequência altae...caso o aluno não for sadio tudo pode ocorrer. O exame físico prévio feito por um profissional que não é médico na academia só avalia a sua condição física, apesar de tão valorizado por muitos.NÃO é exame de diagnóstico clinico e isto deve ficar bem claro.
No caso das doenças cardiovasculares, poderemos ter que complementar com exames anatômicos e funcionais, feitos sempre por um médico. Dependendo do tipo de exercícios a serem programados é recomendável que se faça um teste ergométrico diagnóstico até o limite de exaustão, assim reproduzindo as condições extremas do exercício.           
Em SP, uma Lei estadual exige atestado médico para iniciar programação numa academia! Agora, cabe a população se proteger, com atestados médicos de avaliação clinica, competente e clara como exige o Código de Ética Médica, Código Penal e agora o Código de Defesa do Consumidor. Não aceite atestados indefinidos do tipo “O fulano está liberado para qualquer exercício”. O Atestado deve seguir o modelo exemplificado na Diretriz em Cardiologia do Esporte e do Exercício (www.cardiol.br), de acesso livre, validada em recente Resolução do Conselho Federal de Medicina. O atestado deve esclarecer se existem ou não limitações, e quais atividades físicas e esportivas estão livres ou proibidas naquele momento!
Caso esse documento estiver irregular ou sem clareza, quem o recebe deve solicitar um novo ou até que o mesmo seja refeito e explicadas as limitações. Os médicos que "emitem" atestados sem examinar, sem devidos cuidados, sem conhecer a que se destina, correm riscos de caráter Ético e Penal.
A educadora física Patrícia Lobato, escreveu um alerta à respeito dos acontecimentos: “Aos Profissionais de Educação Física que deixam de lado protocolos de segurança e minimização de riscos, tais como interpretação de dados da avaliação física e clínica, "anamnese rápida" antes dos treinos, monitoramento da intensidade durante os treinos e acompanhamento das fases de recuperação antes do próximo estímulo.
Aos empresários do setor de academias que "esquecem" que não estão na área de lazer e entretenimento como muitos se classificam, apenas influenciados pelas tendências de marketing, MAS SIM NA ÁREA DA SAÚDE ONDE NOS RESPONSABILIZAMOS PELOS BÔNUS DE UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL E ATIVA OU PELO ÔNUS DE UMA FATALIDADE DESTAS”
.* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.
Fonte: Globo.com

       Publiquei essa reportagem para mostrar a importância de uma avaliação médica pra começar a fazer atividade física! 
    Entreguei meu exame hoje pro médico, que me liberou , sim vou voltar a programação normal, pretendo seguir firme na academia e na corrida de rua, e quero também acrescentar dança ou quem sabe algum tipo de luta, só para desestressar  kkkk  ainda  não sei em que horário, o importante e se mexer, vamos lá?? 

 
Ótima fim de semana!!!