Dores no joelho ??? Não se desespere, fortaleça!!!

   Mediante a tantos comentário tanto no blog quanto em outras redes sociais, resolvi selecionar algumas reportagens que falam sobre a famosa dor no joelho.

   Não sou personal, e nem estudei sobre, quem acompanha meu blog sabe que sofri com as tais dores, e fui atrás de solução! 

   A primeira coisa que fiz foi procurar um ortopedista e fazer exames, para certificar o qual era o motivo de sentir tanta dor, e segui recomendações medicas, que foram fazer musculação para fortalecer e tomar suplementação tipo colágeno.


  segue as reportagens a baixo ....
espero que gostem!

Desequilíbrio muscular, falta de alongamento, muito impacto e a sobrecarga nos treinos são algumas causas das dores. Ortopedista explica o problema.


É muito comum os praticantes de exercícios sentirem dores no joelho, mas não é fácil saber sobre a existência de alguma síndrome. As lesões podem ser nos ligamentos, na cartilagem, no tendão e até no osso, mas para saber ao certo qual é o problema, a melhor maneira é procurar um médico.
dor joelho eu atleta (Foto: Getty Images)Sente dores no joelho? Fortaleça a musculatura e descanse bastante (Foto: Agência Getty Images)

A ortopedista Ana Paula Simões, que é especialista do EU ATLETA, explica que as lesões no joelho, geralmente, são insidiosas. Ou seja, os sintomas aparecem gradualmente e cada vez mais fortes, de forma crescente, principalmente quando o corredor está em alguma subida ou descida, e só é súbita quando acontece um trauma ou queda.
CAUSAS
As causas do surgimento são, geralmente, desequilíbrio muscular, falta de alongamento, muito impacto, sobrecarga e aumento da intensidade de treino, erros posturais e doenças reumatológicas e deformidades ortopédicas. Está associada ao tempo (duração longa) e velocidade das atividades - informou a ortopedista Ana Paula.
Natan de Souza, por exemplo, corre há três anos anos e passou por esta situação. 
- A sensação que eu tinha é que uma furadeira entrava na lateral do joelho, doía muito, principalmente em descidas. Estava treinando além da conta, descansando bem pouco e com a alimentação desbalanceada.Tive muito medo de não poder correr mais - disse Natan.
PREVENÇÃO
- Alongamento antes e depois de cada treino e prova
- Musculação para fortalecer os músculos
- Correções de vícios e postura
- Treinar corretamente, sem exageros
- Usar tênis adequado para cada pisada. 
TRATAMENTO
Homem com dor no joelho (Foto: Getty Images)
A melhor forma de tratamento para o joelho é procurar um ortopedista (Foto: Getty Images)
Raramente as lesões são graves a ponto de necessitar de tratamento cirúrgico, mas podem ser desconfortáveis e afastar o atleta de seus treinos. A melhor forma de tratar é procurar um ortopedista e ir ao fisioterapeuta. Alongamento, gelo e descanso são recomendados e a volta às pistas deve ser aos poucos. 
Ana Paula explica que o mais importante é o fortalecimento. Segundo ela, já existem os remédios condroprotetores, aqueles indicados para recompor o desgaste das cartilagens articulares, ajudando a lubrificar e hidratar. 
- Tive lesão e, atualmente, não sinto mais nada. Tenho um amigo fisioterapeuta que me ajudou passando várias orientações e exercícios para melhorar. Alonguei, fiz gelo e anti-inflamatório. Há um mês, estou correndo leve para me acostumar com a mecânica da corrida e tenho me controlado nos treinos - concluiu Natan.
            Nada de exageros

Sobrecarga na musculação pode provocar lesões nos joelhos


   Orientação de um profissional é importante na hora dos exercícios.

Movimentos errados e postura inadequada também são perigosos.O joelho é a maior articulação do corpo humano, sustenta todo o nosso peso e está sempre sujeito a sofrer lesões. Por isso é preciso cuidado na hora de praticar exercícios físicos que exigem bastante das pernas.... Veja mais aqui >> Bem Estar << 

   Não postei a outra reportagem pra não ficar grande a postagem,  vale a pena visitar a página do bem Estar por conter videos explicativos!!! 

  Gente não tem jeito, temos que ir pra academia de qualquer forma, essa e a unica solução para quem quer viver bem e sem dores !!! Beijos até a próxima 

Share this:

JOIN CONVERSATION

8 Quem gostou comenta!!!:

  1. Oi Camila, eu por sorte ainda não tive dores no joelho. Acho que apesar do peso ter aumentado nos ultimos anos nesse efeito sanfona eu nunca parei de me exercitar.
    Meu marido tem muitas dores, mas ele resolve com alongamentos. Tem muita coisa pra olhar né, pisar de mal jeito, excesso de peso, stress na região...

    Bem legal o texto!

    ResponderExcluir
  2. Amei o post!!!

    Esclarecedor, com ótimas dicas... realmente amei!

    A partir de agora vou prestar mais atenção no que ando fazendo de errado e procurar corrigir.

    Beijos linda!

    ResponderExcluir
  3. muito legal o post bem esclarecedor!!!
    e sempre bom ir no medico quando estamos com dor e ver exatamente o que ta acontecendo!!!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. muito bom o post.
    Essencial emagrecer para diminuir a sobrecarga e fazer musculação para fortalecer a musculatura que estabiliza o joelho.

    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
  5. Oie, Musa Inspiradora!!
    Muito boa e esclarecedora a sua postagem. Eu já passei por ortopedista e estou batendo ponto na musculação todos os dia. E ADIVINHA SÓ?
    Minha primeira corrida será neste final de semana, na Corrida da Lua. Não sei se conseguirei correr até o final, mas se não conseguir eu troto, ando, corro, corro, ando e troto, rsrsrs... Foi dada a largada!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Eu já não sofro com dor no joelho o meu problema e na panturrilha nossa tem dias que dependendo do exercícios que fiz fica até complicado pra andar, mais eu acredito que seja a sobrecarga mesmo... até porque sempre passam não dura mais que dois dias... Fui ao médico uma vez que estava insuportável e estava com um estiramento na panturrilha...

    Gata amei seu blog... Já estou te seguindo e gostaria muito de te convidar a conhecer o meu...
    Desde já agradeço... bjos!!!

    IG: @simplesmentedanny
    Simplesmente Danny
    Simplesmente Danny no facebook
    +SimplesmenteDanny

    ResponderExcluir
  7. Vou ler com atenção. Dores no joelho eu nunca tive, mas ando com muita dor no pé e tenho medo que seja por caminhar muito (e obviamente por estar acima do peso).

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post Camis, super esclarecedor!


    bj bj bj

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar ... e muito importante pra mim ...