Dia Mundial sem Carro

   No dia 22 de setembro, em cidades do mundo todo, são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, no que passou a ser conhecido como Dia Mundial Sem Carro. 

    Na Europa, a semana toda é recheada de atividades, no que chamam de Semana Europeia da Mobilidade (16 a 22 de setembro).

   O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias, que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. 

   A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa

.
A data foi criada na França, em 1997,
 sendo adotada por vários países europeus já no ano 2000.
   
    No Brasil são realizadas atividades desde 2003, quando aconteceu uma Bicicletada em 22 de setembro em São Paulo, no ano seguinte, a Bicicletada do Dia Mundial Sem Carro teve apoio da Associação Nacional de Transporte Público e, a partir de 2005, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente passou a apoiar a data.

    As iniciativas dos ciclistas continuaram ocorrendo em 2007, 2008, 2009 e 2011, desde 2007 o Movimento Nossa São Paulo e outras entidades engrossaram o coro com novas atividades e eventos e, junto com o aumento dos congestionamentos e da percepção do problema, trouxeram mais visibilidade para a data.

    Nessa segunda 22 /09  vai acontecer o tão esperado (por mimDia Mundial Sem Carro, e já me programei para ir ao trabalho de bicicleta,  chamar a atenção de todos e aproveitando que estamos na era dos desafios, a ideia e sair de bike por aí , fazer um #selfie e postar nas redes sociais com a seguinte "hashtag"
     #eufuisemcarro  #correcamila  #vaidebike  #compartilhearua 

     Participe você também e vamos mostrar para a sociedade que a vida vai muito além do volante, no meu caso da moto rs , vamos compartilhar a rua, por um mundo melhor e por menos carros!!! 
   


Ps.: As fotos postadas por vocês em blogs, Facebook ou instagram com a  "hastegs" #correcamila    #eufuisemcarro   #vaidebike  #compartilhearua vou postar aqui no blog e fazer uma galeria da campanha!!! 

                                  Participe você também!


Imagens Aurélio Rocha

Share this:

JOIN CONVERSATION

8 Quem gostou comenta!!!:

  1. Oi Camila!
    Querida obrigada por lembrar de mim!
    Eu sinto muitas saudades também, esse contato é muito importante pra mim.
    Como você está?
    Eu to bem...muitas coisas mudaram na minha vida mas eu estou feliz.
    Estarei mais presente daqui em diante.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa ideia..agora é difícil heim as pessoas participarem...infelizmente

    Beijosss!!!
    ==> Blog Pâm Focada na Dieta

    ResponderExcluir
  3. Muito legal esaa ideia. Ja vi muito na minha cidade e regiao. Eu apoio sempre. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Lola sempre pensando no melhor para o mundo.
    Eu vou a pe mesmo, pq na semana marido fica de carro e o que tem q ser feito aqui e de pe mesmo.
    Se eu sair posto foto da. Campanha.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Adoro todas as ações sociais em benefício ao Planeta e a Vida. Aqui eu já pratico há um ano a "SEGUNDA SEM CARNE", agora vamos que vamos ao dia mundial sem carro!
    Beijão.

    ResponderExcluir
  6. na minha atual situação... todo dia ta sendo dia sem carro....kkkk.. bjokas e sucesso

    ResponderExcluir
  7. Oi Camila claro que não esqueço de ti , estou a todo vapor viu não posso correr como vc mas caminhar amiga eu estou a mil por hora... quanto a musculação voltarei esta semana e farei de tudo para encaixar no meu dia até porque só me fez o maior bem, te desejo uma ótima semana. bjs Dani

    ResponderExcluir
  8. Não tenho carro e nem quero ter. Sou totalmente a favor dessa campanha. Menos poluição e menos motoristas malucos por aí!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar ... e muito importante pra mim ...