segunda-feira, 31 de maio de 2010

Algumas plantas medicinais.


Veja a lista de plantas medicinais do programa (Reprodução)
Espinheira Santa - É empregada no tratamento das afecções do aparelho digestivo e para cicatrizar feridas. O chá das folhas ajuda a cicatrização de úlceras no estômago e duodeno e alivia sintomas como azia e flatulência, contra indicado para gestantes, crianças e lactantes.


Erva Mate - Estimulante natural, auxilia na digestão, é diurético e possui também efeito laxativo e muitas vitaminas, como complexo B, vitamina C, vitamina D e sais minerais, combatendo os radicais livres. Não é indicado para pessoas que sofrem de insônia e nervosismo, pois é estimulante natural. Contra indicação relativa em casos de hipertensão arterial.
Cidró - Da família da erva cidreira, é usada no tratamento de insônia, resfriados e problemas digestivos, como calmante, antidispéptico e analgésico. Contra indicado para pessoas hipotensas.

Poejo - Atua como digestivo, expectorante e antiespasmódico, muito utilizado em recém-nascidos, porém seu uso tem que ser muito cuidadoso, pois em grandes quantidades pode ser tóxico. Contra indicado para mulheres grávidas.
Guaco - Expectorante e broncodilatador, combate tosse, rouquidão, gripes e asma brônquica, devido a suas ações broncodilatadoras e antialérgicas. Contra indicado para pessoas com problemas hepáticos, que usam anticoagulantes, crianças menores de 2 anos e mulheres grávidas. O excessivo pode causar diarreia, vômitos e taquicardia.

Hortelã - Possui em suas folhas vitaminas A, B e C, minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio); estimulantes sobre o aparelho digestivo.
Para picadas de insetos em crianças, colocar rapidamente muitas folhas amassadas em cima. Para dores abdominais, tomar um copo de leite aquecido com algumas folhas de hortelã.
A hortelã funciona ligeiramente como um vermífugo (lombriga e oxíuros) e calmante. Sua infusão é indicada para gripes e resfriados. Contra indicado para pessoas com cálculos biliares, gestantes ou em fase de amamentação e crianças pequenas e em fase de amamentação não devem usar hortelã.
PLANTAS QUE AJUDAM A EMAGRECER E COMBATEM A ANSIEDADE

Melissa - Muito utilizada para insônia, tensão nervosa, ansiedade e como antiespasmódica. Contra indicada para pessoas sensíveis à planta e hipotensas.
Carqueja - A carqueja é indicada para problemas do fígado e vesícula biliar, como cálculos. Para problemas digestivos, úlcera, gastrite, má-digestão. Alguns estudos indicam que a carqueja pode ser eficaz para diabetes, agindo na diminuição dos açúcares.
Alcachofra - Utilizado nos problemas biliares ajudando na eliminação do colesterol e da ureia, auxiliando nas afecções digestivas, regimes de emagrecimento e também no tratamento da hipertensão.
Embaúba - Possui ação diurética, hipotensora, expectorante, descongestionante, e cicatrizante. Contra indicação não relatada.
PLANTAS QUE AJUDAM NO COMBATE À DEPRESSÃO
Passiflora - Utilizada como sedativo, diurético e afecções do sistema nervoso. Contra indicado para pessoas com hipotensão arterial.

Valeriana - Possui efeito calmante, sedativo e também indutor do sono comprovado cientificamente. Contra indicado para a gravidez e a amamentação e uso concomitante com outros depressores do Sistema Nervoso Central.
Ginseng Brasileiro - a pfafia paniculata - Estimulante do sistema nervoso, usado como tônico geral, em convalescências, anemias por deficiência de ferro e para melhorar a resistência imunológica. Contra indicado em casos de hipertensão arterial.

Chá de Alecrim - O alecrim é utilizado como tônico do sistema nervoso central, portanto muito útil nos tratamentos de depressão.
Chá de Maracuja (folha) - Passiflora - Utilizado como sedativo do sistema nervoso central, portanto útil no tratamento da ansiedade.
fonte.: Globo.com

6 comentários:

Claudia Costa disse...

Oi Linda!

Uma ótima semana!

Bjs

Anônimo disse...

MUITA INFORMAÇÃO QUE EU AINDA NÃO CONHECIA AMIGA, VALEU. BJK E ÓTIMA SEMANA PRA VC.

Anônimo disse...

``Otimas dicas amiga!
Tenha uma semana maraaaaa...
BjO

PRIK@ disse...

NÃO SABIA DE MUITAS COISAS...
FAÇO USO DO ORTELÃ SEMPRE

BOA SEMANA DE R.A

BJS

PRIK@ disse...

NÃO SABIA DE MUITAS COISAS...
FAÇO USO DO ORTELÃ SEMPRE

BOA SEMANA DE R.A

BJS

ღ Deyse ღ disse...

oi linda obrigada pelo carinho ... só vou me considerar na casa dos 60 quando estiver com 68 acho que semana que vem da pra mudar o selinho... quero que vc tambem vai pra casa do 60 rapidinho hem ..bjim