Não sou personal, e nem estudei sobre, quem acompanha meu blog sabe que sofri com as tais dores, e fui atrás de solução!
A primeira coisa que fiz foi procurar um ortopedista e fazer exames, para certificar o qual era o motivo de sentir tanta dor, e segui recomendações medicas, que foram fazer musculação para fortalecer e tomar suplementação tipo colágeno.
segue as reportagens a baixo ....
espero que gostem!
Desequilíbrio muscular, falta de alongamento, muito impacto e a sobrecarga nos treinos são algumas causas das dores. Ortopedista explica o problema.
É muito comum os praticantes de exercícios sentirem dores no joelho, mas não é fácil saber sobre a existência de alguma síndrome. As lesões podem ser nos ligamentos, na cartilagem, no tendão e até no osso, mas para saber ao certo qual é o problema, a melhor maneira é procurar um médico.
Sente dores no joelho? Fortaleça a musculatura e descanse bastante (Foto: Agência Getty Images)
A ortopedista Ana Paula Simões, que é especialista do EU ATLETA, explica que as lesões no joelho, geralmente, são insidiosas. Ou seja, os sintomas aparecem gradualmente e cada vez mais fortes, de forma crescente, principalmente quando o corredor está em alguma subida ou descida, e só é súbita quando acontece um trauma ou queda.
CAUSAS
As causas do surgimento são, geralmente, desequilíbrio muscular, falta de alongamento, muito impacto, sobrecarga e aumento da intensidade de treino, erros posturais e doenças reumatológicas e deformidades ortopédicas. Está associada ao tempo (duração longa) e velocidade das atividades - informou a ortopedista Ana Paula.
Natan de Souza, por exemplo, corre há três anos anos e passou por esta situação.
- A sensação que eu tinha é que uma furadeira entrava na lateral do joelho, doía muito, principalmente em descidas. Estava treinando além da conta, descansando bem pouco e com a alimentação desbalanceada.Tive muito medo de não poder correr mais - disse Natan.
PREVENÇÃO
- Alongamento antes e depois de cada treino e prova
- Musculação para fortalecer os músculos
- Correções de vícios e postura
- Treinar corretamente, sem exageros
- Usar tênis adequado para cada pisada.
- Musculação para fortalecer os músculos
- Correções de vícios e postura
- Treinar corretamente, sem exageros
- Usar tênis adequado para cada pisada.
TRATAMENTO
A melhor forma de tratamento para o joelho é procurar um ortopedista (Foto: Getty Images)
Raramente as lesões são graves a ponto de necessitar de tratamento cirúrgico, mas podem ser desconfortáveis e afastar o atleta de seus treinos. A melhor forma de tratar é procurar um ortopedista e ir ao fisioterapeuta. Alongamento, gelo e descanso são recomendados e a volta às pistas deve ser aos poucos.
Ana Paula explica que o mais importante é o fortalecimento. Segundo ela, já existem os remédios condroprotetores, aqueles indicados para recompor o desgaste das cartilagens articulares, ajudando a lubrificar e hidratar.
- Tive lesão e, atualmente, não sinto mais nada. Tenho um amigo fisioterapeuta que me ajudou passando várias orientações e exercícios para melhorar. Alonguei, fiz gelo e anti-inflamatório. Há um mês, estou correndo leve para me acostumar com a mecânica da corrida e tenho me controlado nos treinos - concluiu Natan.
fonte: globoesporte.com
Nada de exageros
Sobrecarga na musculação pode provocar lesões nos joelhos
Orientação de um profissional é importante na hora dos exercícios.
Movimentos errados e postura inadequada também são perigosos.O joelho é a maior articulação do corpo humano, sustenta todo o nosso peso e está sempre sujeito a sofrer lesões. Por isso é preciso cuidado na hora de praticar exercícios físicos que exigem bastante das pernas.... Veja mais aqui >> Bem Estar <<
Não postei a outra reportagem pra não ficar grande a postagem, vale a pena visitar a página do bem Estar por conter videos explicativos!!!
Gente não tem jeito, temos que ir pra academia de qualquer forma, essa e a unica solução para quem quer viver bem e sem dores !!! Beijos até a próxima